as agências tradicionais vão morrer ?
vídeos indispensáveis para campanhas, twitter virando x, o fenômeno das agências boutique e mais...
⏱️ Quick intro
Pra começar quero só contextualizar você, o porquê cargas d’água essa news existe? Depois do The News todo mundo lançou sua própria cartinha, mas acredito que poucos encontraram um método claro para isso, então escrevi a minha.
Sem enrolação, sem bobaginha. Meu método é simples, tem que ser rápido, trazer exatamente o creme de la creme do que consumo e leio e prático. Divídida em assim em 3 partes, ou melhor, 3 I's: Informação, Insigths e Indicações
🔍 No Radar
O marketing de experiência no cotidiano das agências
Agências investem em entregas cada vez mais focadas em experiência com o intuito de gerar conexões entre marcas e consumidores.
Competência que tem crescido dentro das agências, marketing de experiência é toda comunicação que permite gerar conexão emocional forte com os consumidores.
Em outras palavras, trata-se de um conjunto de estratégias – que pode envolver diferentes disciplinas – a fim de estreitar laços entre marcas e público no ambiente físico ou virtual.
Conteúdo em vídeo atingiu 99% dos lares brasileiros
Data Stories da Kantar Ibope Media traz dados inéditos do Cross-Platform ViewTM, avaliando o consumo de conteúdo em vídeo no Brasil.
Segundo relatório Data Stories, da Kantar Ibope Media, que compila dados do Cross-Platform ViewTM, 99% dos lares brasileiros foram impactados por conteúdos em vídeo no primeiro semestre deste ano.
Elon Musk muda o nome do Twitter para X; mudança vem como resposta ao Threads, da Meta
Impulsionada pela inteligência artificial, a plataforma de Elon Musk terá interatividade “ilimitada” e se voltará para também para serviços bancários.
O pássaro azul que virou símbolo do Twitter desde sua fundação foi substituído. Nesta segunda-feira, 24, Elon Musk e Linda Yaccarino, CEO da empresa desde junho, a anunciaram que a plataforma agora se chamará “X’ e incluirá novas funcionalidades, como pagamentos online, na esteira do chinês WeChat.
💡Insights
Agência Tradicional 🆚 Agência Boutique
Eu não poderia começar o primeiro insights de outra forma senão tendo um olhar crítico e preciso sobre o cenário das agências de marketing hoje no Brasil, desde 2020 estamos vendo pipocando por aí o termo “agência boutique”
Mas o que de fato é isso e como esse movimento impacta as grandes agências?
O mercado está crescendo de uma forma exponencial e as esse modelo de negócio não é novidade, o ponto chave é entender como essas agências atuam e o quanto elas tem tomado o mercado (e como você pode ter uma vantagem nessa movimentação).
O principal diferencial de uma agência boutique está na sua estrutura, mais enxuta e com uma expertise maior, entregando ao cliente uma experiência muito personalizada e potencializando o poder de criatividade das campanhas desenvolvidas e ser data-driven.
No cenário pós pandemia as empresas se enxergaram a necessidade se digitalizar e construir uma presença online, o que resultou em um aumento em 55% de clientes recorrentes nas agências, e a curva só segue crescendo, no Brasil já temos mais de 75% do mercado dentro do cenário de micro-empresas (faturamento até 360 mil reais por ano) enquanto apenas 9 faturaram cifras acima dos 500 milhões de reais.
As agências boutique caminham nesse oceano azul se destacando principalmente por trazer a metodologia de uma grande agência + personalização e proximidade da pequena/média.
Legal Nick, mas e na prática, como isso me impacta?
Se você é um profissional criativo, já está quase passando da hora de você amadurecer os seus serviços! o mercado está cada vez mais competitivo e enquanto você não evoluir a sua forma de prospecção e desenvolvimento de relacionamento com o cliente, você vai ser superado pelo primo Nicolas que tem menos técnica, mas se coloca em situações onde o seu trabalho é exposto.
Toda agência começou de algum lugar, e a melhor forma de começar é entendendo quais erro não cometer e como você pode escalar o seu crescimento de uma forma mais rápida, cada minuto que você passa sem dar o passo para a ação te atrasa em relação aos competidores.
(Na última semana, do dia 31/07 ao dia 03/08, fiz um evento ao vivo (100% online e gratuito) onde trouxe exatamente o roadmap para você conseguir começar aplicar na prática e ter insights sobre como evoluir a entrega do seu serviço, além de te apresentar uma metodologia testada e aplicada em mais de 50 agências, e hoje as inscrições para a mentoria que podem levar o seu negócio para o próximo nível, clique no botão abaixo para saber mais.)
Outra forma que você pode tomar vantagem desse mercado em expansão é se especializando em tarefas que são demandas latentes do mercado, edição de vídeos, roteirização, planejamento estratégico de redes sociais, e a lista segue (posso falar mais sobre isso em outra edição).Mas respondendo a pergunta principal da edição de hoje, não, as grandes agências não vão embora tão cedo, mas as marcas têm colaborado cada vez mais com agências menores e mais especialistas, você provavelmente não vai fazer uma ação das havaianas com a sua agência, mas vai estar aberto para trabalhar com o oceano de pequenas, médias e grandes empresas.
E o melhor, fechando contratos com empresas que entendem o valor do negócio e estão dispostas a investir, a sua preocupação precisa ser em responder a seguinte pergunta: de que forma meu serviço potencializa os resultados do meu cliente? Tendo essa resposta clara, você está mais do que pronto para se aventurar e sair do zero a zero, sair desse ciclo de esteira, onde você só gasta energia e não sai do lugar
E se você não sabe por onde começar, segue o replay da aula 1 do evento como construir a sua eugência que rodou nessa semana e falamos exatamente sobre o modelo de agência infalível
🗄️ Arquivo do Nick
Hoje eu vou indicar para você 2 livros clássicos da minha biblioteca que te ajudarão a melhorar o seu fluxo de trabalho e produtividade
1️⃣ Sem esforço: Torne mais fácil o que é mais importante
Em Sem esforço, Greg McKeown oferece conselhos práticos para você realizar suas atividades essenciais com mais facilidade e, assim, atingir seus objetivos. Se você trabalha muito mas continua distante de suas metas, quer contribuir mais mas lhe falta energia, vai encontrar neste livro ótimas estratégias para lidar com seus projetos e desafios
2️⃣ Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo
"Repleto de histórias empolgantes e exemplos reais. O método de gerenciamento de projetos conhecido como Scrum deve ser a ferramenta de produtividade mais largamente empregada entre as empresas de alta tecnologia. Jeff Sutherland tem sido brilhantemente bem-sucedido em sua missão de pôr esse recurso nas mãos de mais negócios em todo o mundo." – Eric Ries, autor de A startup enxuta
E por hoje é isso, muito obrigado por fazer parte do início dessa jornada em forma de texto (você vai poder dizer que estava aqui quando tudo isso era só mato 🌱)
Te vejo na próxima quinta, ao 12h aqui na sua caixa de entrada Valeu e tchau tchau :)